sexta-feira, 7 de maio de 2010

Miguel Torga - Novos Contos da Montanha

Olá a todos!

Eu vou começar por apresentar o autor, que é Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia Rocha, um célebre poeta português que nasceu em Vila Real de Trás-os-Montes, mais concretamente em S. Martinho de Anta,  a 12 de Agosto de 1907,  e faleceu em Janeiro 1995. Em toda a sua vida escreveu 25 livros em prosa e cerca de 5 peças de teatro. Também ganhou muitos prémios, como por exemplo o prémio Camões.
Falarei agora sobre o livro em si.
Chama-se Novos contos da Montanha e está dividido em várias histórias. A história que mais gostei foi  "Névoa".
A "Névoa" fala-nos de a vida de uma rapariga chamada Celestina, que era muito bonita e diferente das outras raparigas da aldeia.
Joana, a mãe, ficou viúva durante a gravidez e à medida que Celestina foi crescendo, Joana foi notando que a filha correspondia à descrição que o marido fazia dela. Porém, não se entendiam. Celestina tinha curiosidade em conhecer o pai e Joana evitava o assunto. Ambas viviam num inferno.
Espero que tenham gostado, :D


Pedro Ferreira Nº 23 9ºB

4 comentários:

  1. Olá, Pedro!
    Gostei muito!
    Miguel Torga é uma escritor imperdível, com o qual aprendemos sempre muitas coisas.
    Achei interessante teres dado algumas "dicas" biográficas sobre o autor, e o pequeno resumo da história deixa-nos a vontade de ir "cuscar" o seu desfecho...
    Queremos que deixes aqui, também, o teu testemunho sobre o fim desta hsitória. O que te pareceu mais interessante? O que guardaste como aspecto mais significativo na história?

    Continuação de boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Olá "menino"!

    Gostei muito da tua introdução ao livro. Já li, pelo menos, dois livros de Miguel Torga e apesar de eu não gostar muito deste tipo de obras, li-os sem quaisquer problemas; e olha que gostei!!!
    Continuação de um bom trabalho para o teu projecto final!

    ResponderEliminar
  3. Olá Morgado!
    Enquanto estava no 9ºE, a professora teve a ideia de escolher este livro e deu a cada aluno um conto para lermos e falarmos um pouco acerca do que retratava.
    Para ser honesta, não me lembro bem do meu conto, muito menos do título, penso que era acerca de um soldado que queria voltar à sua cidade mas não o reconheceram (ou algo do género), mas lembro-me bem que na altura gostei bastante dele!
    Fico a aguardar mais notícias.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olà padreco!

    Apesar de nunca ter lido nenhum livro de Miguel Torga já ouvi falar muito dele. Achei interessante a intrudução da história mas não entendi a relação do título da história com o seu conteúdo.
    Espero conseguir perceber isso quando publicares o teu trabalho final.

    ResponderEliminar